Provavelmente você já ouviu a frase: Você cria sua realidade! E sim, essa frase é verdadeira. Mas será que você realmente compreende o que isso quer dizer e como se dá esse processo?!
O post de hoje é para te lembrar que você pode ser, fazer e ter o que você quiser. E que a sua experiência nessa vida se resume a evoluir e conquistar todos os desejos do seu coração. Então, está na hora de abandonar qualquer ideia que esteja neste momento te impedindo de exercer esse seu poder...o poder de conquistar a vida que você sempre quis!
Todos os seres humanos estão criando nesse momento suas realidades, alguns de forma consciente, mas infelizmente a grande maioria o está fazendo de forma inconsciente. Vivendo seus dias no automático, acordam na correria, vão para seus trabalhos, retornam pra suas casas, assistem tv, usam o celular e dormem pra começar tudo mais uma vez. Passam os dias, as semanas, os meses, os anos... e sequer param para perceber OS PRÓPRIOS SENTIMENTOS, talvez para não despertar e serem obrigados a enxergar que estão simplesmente passando pela vida e não estão de fato VIVENDO. Mas hoje eu preciso te contar um segredo, um segredo que pode TRANSFORMAR sua vida: O nosso mundo exterior, nada mais é que um reflexo do nosso mundo interior! Eu vou repetir: o nosso mundo exterior é simplesmente um reflexo do nosso mundo interior! E nós irradiamos aquilo que somos através de vibração, porque a nossa linguagem não material é a vibração.
A base do universo é o bem-estar! Nós seres humanos fomos criados para uma vida de bem-estar. Você veio a este mundo para viver sua plena forma física e usar a sua criatividade para ter a vida que desejar. E como a linguagem do universo é a vibração, eu te digo que você ainda não vive a vida que deseja porque você não está vibrando na frequência da vida que você deseja. Nossa forma de criar a realidade é através dos pensamentos. Todos os pensamentos que passam pela nossa cabeça diariamente geram um sentimento, e todos os sentimentos emitem uma vibração. Nós temos os sentimentos ruins que são de baixa vibração e os sentimentos bons que são de alta vibração.
Pare um pouco e reflita: quais os sentimentos que têm sido predominantes na sua vida?! São sentimentos de tensão, medo, tristeza, apatia, culpa, preguiça, vergonha, frustração, raiva, tédio? Se você respondeu que sim, você precisa o quanto antes renunciar a esses sentimentos e substituí-los por sentimentos como amor, paz, alegria, gratidão, felicidade e esperança. Sabe por que? Porque esse sentimentos são os impulsionadores das suas ações, e se você age na base de sentimentos ruins, o resultado será muito aquém do seu potencial.
Para ser próspero você precisa viver sentimentos que vibrem prosperidade. Ou seja, você precisa elevar a frequência dos seus sentimentos. Uma vida próspera depende diretamente da sua frequência vibracional! O fluxo de bem estar do universo está passando ao seu lado nesse momento, tudo que você precisa fazer é simplesmente permitir que esse sentimento de bem-estar flua através de você! Sinta esse bem-estar...seja grato pela sua vida, seja grato por essa oportunidade que lhe foi dada. Pare de viver no automático!
Comece a perceber os seus sentimentos, porque quando você estiver ciente dos seus sentimentos você poderá criar a sua própria realidade de forma intencional. Não se engane...não existe acaso. A vida que você está vivendo neste momento foi construída com base nos pensamentos e sentimentos que predominaram em você desde o seu nascimento até aqui. Mas a vida que você vai viver amanhã pode ser diferente! Está nas suas mãos a vida que você vai construir daqui pra frente. Por isso, escolha melhor os seus sentimentos...mude a forma como você encara a vida e veja a vida mudar diante dos seus olhos!
Você não é a vítima!
O primeiro passo para conquistar a vida que deseja é admitir que se você cria a sua realidade a vida que você tem hoje foi criação exclusivamente sua. Você não está onde está por causa do governo, ou por causa da sua família, ou por alguma experiência traumática, e sim, pela forma como você escolheu se sentir diante de todas as experiências que cruzaram seu caminho até aqui e esses sentimentos influenciaram em TODAS as decisões que você tomou até aqui e o resultado [e a vida que voc. Você não é a vítima...quando o assunto é a sua vida...você é o autor!
Lembre-se sempre:
Pensamento gera sentimento que gera ação que gera resultado – Aquilo que você pensa na maior parte do tempo irá definir a forma como você se sente na maior parte do tempo. Esses sentimentos por sua vez te motivarão a agir e essas ações trarão os seus resultados. Por isso...cuide dos seus pensamentos porque são eles que ditam a direção que sua vida irá tomar.
Semelhante atrai semelhante – Para atrair o que você deseja, você precisa se sentir da mesma forma que se sentiria como se já tivesse o que você deseja. Por isso, procure encarar a vida de forma mais otimista. Preencha os seus dias com sentimentos bons e inevitavelmente sua vida se encherá de coisas boas! Faça um teste. Comece seus dias com o caderninho da gratidão. Ao acordar, separe alguns minutos para anotar 5 motivos pelos quais você é grato! Comece o seu dia, se enchendo de gratidão! Mais um dia para realizar seus sonhos, mais um dia mais perto da vida que você deseja!
Aquilo que você foca cresce – Então, dê atenção ao que você deseja e não ao que você não quer. Foque na vida que você deseja e não no fato de ainda não tê-la. Faça de conta que a vida dos seus sonhos já está aqui. Aos poucos você perceberá a vida se desenrolando de forma que você conquiste os seus sonhos nos mínimos detalhes.
E, por último, saiba que você nunca vai chegar ao final da caminhada, por isso aproveite a jornada – A cada objetivo conquistado um novo desejo começará a nascer. E essa é a graça da vida! Por isso, aceite que os desejos nunca deixarão de fluir, e cada novo desejo traz consigo o potencial de realização. Isso é viver!
Agora mãos à obra! As ferramentas estão aí a sua disposição. Viva de forma consciente sempre atento a seus pensamentos e sentimentos. Porque o seu amanhã está sendo construído AGORA!
MEDITAÇÃO GUIADA para aliviar Ansiedade e Estresse
Se você sofre com ansiedade e estresse no dia a dia, essa meditação irá te ajudar a liberar as tensões e alcançar um estado de relaxamento profundo. São 10 minutos para acalmar sua mente, se sentir mais calmo e revigorado com muito bem-estar. Aprenda a viver no presente e transforme o seu dia! Vamos começar?
MEDITAÇÃO GUIADA - Comece o dia com Gratidão
Essa é uma meditação guiada para te ajudar a começar o dia se enchendo de gratidão. Essa meditação com cerca de 10 minutos é um lembrete que você cria a sua realidade, e nesse processo de criação os seus sentimentos e pensamentos são muito importantes. Começar o seu dia com sentimentos bons é o primeiro passo para transformar sua vida...na vida dos seus sonhos. Use a lei da atração a seu favor. Atraia saúde, prosperidade, abundância, dinheiro, riqueza, relacionamentos saudáveis e assuma o controle da sua vida!
5 Hábitos para uma vida mais feliz
A maneira como pensamos é incrivelmente poderosa...ela pode tanto nos colocar pra cima como também nos colocar pra baixo. Nosso mindset afeta a maneira como pensamos sobre todas as coisas. E porque nós quase sempre estamos completamente alheios à qualidade de nossos pensamentos, eles podem acabar assumindo qualidades negativas ou autodestrutivas. Nesse post, nós vamos conversar sobre 5 diferentes atitudes que você pode adotar a partir de hoje para fazer com que sua mente se torne um lugar muito mais saudável para estar.
Primeiro passo...
Aprenda a aproveitar a jornada
No trabalho e na vida nós sempre falamos sobre a importância de ter uma mentalidade orientada a resultados. Essa é uma mentalidade que prioriza termos um objetivo ou ter mos pelo menos um senso de direção...claro que isso é importante, mas é uma maneira muito habitual de pensar que traz consigo um custo que com frequência significa renunciar as suas necessidades do presente com o objetivo de satisfazer as suas necessidades do futuro. E quando tudo que nós fazemos passa ter um foco a um determinado resultado no futuro, acaba dando a sensação de que a nossa existência parece puramente funcional.
Tem uma frase muito legal do Robert Holden, um psicólogo,que diz o seguinte:
“Beware of destination addiction...until you give up the idea that happiness is somewhere else, it will never be where you are”
“Cuidado com o vício no destino...até que você desista da ideia que a felicidade está em outro lugar, esse lugar nunca será onde você está.”
Apesar da sensação de conquistar nossos objetivos ser uma sensação única e maravilhosa...ela é uma sensação que dura muito pouco quando comparado ao tempo que na maioria das vezes demoramos pra chegar até lá. Bem..Digamos que a vida fosse uma trilha até o pico da montanha. Nós demoramos 99% do tempo percorrendo o caminho até chegar ao topo e apesar da vista ser maravilhosa quando chegamos lá em cima, nós só aproveitamos esse momento por 1% do tempo. E na maioria das vezes, você vai chegar lá em cima tão cansado da subida que mal vai conseguir aproveitar o breve momento de estar no topo. Então, eu te pergunto: por que aproveitar somente o 1% se nós temos também a oportunidade de aproveitar toda a jornada dos 99%? Isso significaria substituir uma mentalidade focada somente nos resultados para uma mentalidade com foco no processo. E a pergunta que devemos nos fazer todos os dias é: Como eu posso aproveitar da melhor maneira possível o tempo que vou levar até chegar ao meu resultado? E com essa pergunta simples nós nos damos a oportunidade diariamente de reduzir o ritmo nos permitindo aproveitar a jornada!
2. Assuma o controle dos seus sentimentos
Vamos pensar que você está tendo um dia ruim e sua amiga ou amigo te pergunta o que está havendo. Nós sempre tendemos a dizer que a nossa frustração ou infelicidade é um resultado das circunstâncias que nós estamos vivenciando naquele dia ou naquela fase. Ahhh eu estou tendo um dia ruim porque eu acordei atrasada, perdi o ônibus, está chovendo e pra completar esqueci de pegar meu guarda-chuva. Quase nunca nós tentamos refletir que na verdade nossos padrões de pensamentos e ações podem estar nos levando aquelas circunstâncias ou situações. Pensa comigo você decidiu ficar acordada na noite anterior até tarde assistindo aquela série nova, acabou dormindo demais, perdeu a hora e acordou atrasada, por isso já ficou irritada logo de manhã, teve que fazer tudo correndo e na pressa esqueceu o guarda-chuva. Pensa comigo... na vida a gente não tem muito controle sobre as coisas que acontecem ao nosso redor no nosso dia a dia, mas nós podemos mudar a forma como reagimos aos acontecimentos e assim nós podemos mudar os resultados. Já pensou nisso? Por exemplo, você está caminhando na rua e vê uma conhecida passando do outro lado, você olha pra ela e a cumprimenta, mas percebe que por algum motivo ela não te respondeu. Você pode reagir de duas formas se chatear e começar a pensar que ela te ignorou, que ela foi sem educação, que nunca mais você irá falar com ela, e ficar triste por isso ou...você pode simplesmente pensar: provavelmente ela estava distraída e não me viu. E assim, seguir seu caminho. Então, lembre que você não pode controlar as atitudes dos outros ou todos os acontecimentos da sua vida, mas você pode sim controlar a forma que reage a eles, e isso vai mudar seu dia, e os dias melhores têm poder pra transformar sua vida. Nossas percepções definem como nos sentimos, e os nossos sentimentos criam nossa realidade.
3. Reformule sua forma de pensar
Vamos fazer um exercício aqui...tente lembrar as palavras que você mais pensa e diz a si mesmo diariamente? Elas são palavras positivas ou negativas? São palavras do tipo: estressada, sobrecarregada, frustrada, irritada, estúpida, medo, chateada, ansiosa, infeliz, impossível, triste? Ou são palavras como: amor, alegre, divertido, confiante, gratidão, animada, obrigado, esperança, maravilhoso, orgulho, possível, feliz? Se você é uma pessoa que interage muito com outras pessoas no seu dia a dia, talvez seja normal você fazer uso de palavras do primeiro grupo, porque é natural do ser humano querer compartilhar com os outros suas dificuldades e frustrações afim de desabafar e até mesmo buscar soluções com a ajuda do outro. Porém, o uso dessas palavras no nosso dia a dia tanto em conversas como em pensamentos deve acontecer com muita consciencia, porque elas podem ter um impacto profundo em como nós vemos a nós mesmos e a nossa realidade. E mesmo quando naõ estamos conversando com outras pessoas, passamos a usar essas palavras em nossos diálogos internos e com isso passamos a limitar todo o nosso potencial emocional de sentir alegria e bem-estar. Uma maneira de sair desse ciclo desvirtuoso é reformulando nossa forma de pensar. Por exemplo, em vez de você dizer ou pensar: eu estou com medo de não conseguir terminar esse trabalho no prazo...você diria: Eu espero que eu termine esse trabalho dentro do prazo. Dê um pouco de atenção e reformule as palavras e pensamentos, focando em usar mais as palavras que fazem parte da forma otimista de encarar a vida.
4. Não se compare!
Atualmente com o uso das redes sociais cada vez mais presente no nosso cotidiano, é comum vez ou outra nos pegarmos fazendo comparações com a vida alheia. Todos nós sabemos que nos compararmos aos outros não é um hábito saudável, por isso é importante controlar o tempo que nos expomos às redes e até mesmo deixar de seguir pessoas ou páginas que despertem essa sensação desagradável de comparação. Mas, nós também sabemos que é do ser humano esse hábito de se comparar aos outros e que se isolar do mundo não vai resolver o problema. Então, uma forma interessante de lidar com essa situação é mudar perspectiva. Primeiro é importante estar atento aos seus pensamentos, porque mais grave do que se comparar aos outros é se comparar e nem perceber que o está fazendo. Porque quando vc não tem noção que está se comparando, você começa com uma tendência autodestrutiva de duvidar de si mesmo dando a oportunidade para que medos irracionais se instalem na sua mente. É necessário entender que o que nós estamos vendo ali nas redes sociais é um recorte da realidade do outro, nós vemos as conquistas, mas na maioria das vezes não acompanhamos os fracassos, e todo o esforço e trabalho que levou pra aquela pessoa chegar até ali. Lembre-se que na maioria das vezes as pessoas escolhem compartilhar os momentos felizes, o melhor ângulo de suas vidas, mas que essas pessoas também têm seis momentos de erros, falhas, dificuldade e tristeza. As redes sociais nos deram a ilusão que todos estão sempre lindos, felizes e tendo uma vida de sucesso...o que é uma ilusão. Lembre sempre...o que se vê nas redes sociais são recortes das vidas das pessoas, as partes boas e felizes que elas decidem compartilhar. Porque é do ser humano não querer expor suas fragilidades e fraquezas. Uma maneira saudável de reagir às comparações seria decidir olhar o recorte do outro com admiração e usar como inspiração tornando assim o nosso espaço mental um lugar melhor para se estar.
5. Faça uma higiene emocional
Todos os dias nós temos todo um cuidado com nosso corpo, não é mesmo? Diariamente nós tomamos banho, nos alimentamos, escovamos os dentes, nos exercitamos...tudo em busca de ter uma vida mais saudável. Mas você já reparou que quase nunca nós temos esse mesmo cuidado com as nossas emoções? Dificilmente nós prestamos atenção as nossas emoções e sentimentos. Atualmente já existe na medicina uma área com foco no chamado Sistema Psico-Imuno-neuro-endócrino que é responsável por estudar o impacto dos nossos pensamentos e emoções sobre o sistema endócrino e imunológico. E já temos estudos comprovando que uma mente positiva e feliz proporciona um ambiente de saúde no nosso corpo com regulação do sistema hormonal e fortalecimento do sistema imunológico, enquanto que uma mente negativa e triste é capaz de causar desordens hormonais e enfraquecer nosso sistema imune tornando o corpo mais propício ao surgimento de doenças. Por isso, é muito importante que nós tenhamos consciência das nossas emoções. Se estamos passando por algum dificuldade, não podemos simplesmente varrer essas emoções negativas pra debaixo do tapete porque emoções não digeridas se transformam em desequilíbrios e desequilíbrios dão origem a doenças tanto no corpo físico como na mente. Por isso, se você está se sentido sobrecarregado, ansioso, triste ou estressado...procure sempre estar consciente das suas emoções. Tente verbalizar seus sentimentos, escrever em um diário, entender a origem daqueles sentimentos, converse com alguém, um amigo sobre como você está se sentindo, e se possível, busque ajuda profissional. Silenciar suas emoções pode colocar em risco sua saúde. O importante é não ignorar seus sentimentos porque as emoções impactam diretamente no seu corpo e quando essas emoções são negativas elas têm ligação direta com a origem de várias doenças. Além disso, as emoções são as principais responsáveis pela forma que você decide conduzir a sua vida. Lembre-se sempre...suas emoções vão interferir na forma que você enxerga o mundo, e a forma que você enxerga o mundo molda a sua realidade.
Espero que você tenha gostado do nosso conteúdo. Se sim, deixe o seu like e compartilhe para nos ajudar a divulgar!
Gratidão!
VIDA SAUDÁVEL - Sono, Movimento e Silêncio
Olá, pessoal!
Dando continuidade ao POST anterior, hoje nós vamos abordar os outros três aspectos da sua vida que precisam de atenção caso você planeje ter uma vida longa e saudável. Vamos lá?
SONO
Sim, para saúde o descanso é fundamental. E é no momento do sono que conseguimos nos desconectar de todos os estímulos motores e sensoriais, e de fato descansar. Apesar da grande maioria das pessoas acreditarem que não tem problemas com o sono, é cada vez mais comum ouvir relatos de pessoas que mesmo após dormir por várias horas ainda acordam cansadas. Pouquíssimas pessoas possuem realmente um sono de qualidade, onde ocorre uma completa desconexão do mundo ao seu redor.
Muitos hábitos ruins influenciam diretamente no seu sono, mas para citar o pior deles seria o uso de dispositivos móveis e eletrônicos nas horas que antecedem o momento de dormir. A influência da luz azul na piora da qualidade do sono é absurda. SONO É ENTREGA! Então, alguns cuidados devem ser tomados antes de se entregar ao sono e o ideal é criar uma rotina: definir um horário para deitar diariamente de forma que consiga descansar de 6 a 8 horas ininterruptas, interromper o uso de eletrônicos (celular, televisão, tablet, etc) pelo menos duas horas antes de se deitar, tomar um banho relaxante, preparar um chá relaxante (camomila, melissa, maracujá, mulungu, capim-limão), reduzir a luz do ambiente...e se, ao deitar você ainda não estiver com sono...esse é um bom momento para realizar uma leitura leve ou meditar.
MOVIMENTO
Nosso corpo foi desenhado para o movimento e a vida moderna insiste em que passemos a maior parte do tempo sentados. Nossos antepassados, precisavam se mexer a todo momento, plantar e preparar seu próprio alimento, caçar, se deslocar envolvia sempre longas caminhadas. Hoje praticamente não precisamos sair do sofá ou da cadeira do escritório, e até pequenos deslocamentos como apagar a luz ou ligar a máquina de lavar, estão sendo extinguidos com o novo conceito de casa inteligente. Claro que o resultado não poderia ser diferente...dores no corpo, obesidade, doenças. Não estamos falando aqui que você precisa ser um triatleta ou maratonista, mas sim, você precisa se movimentar. E esse movimento pode ser uma caminhada, trocar a escada rolante ou o elevador pela escada, dançar, arrumar a casa, associar à ida ao restaurante a um passeio no parque ou uma volta na praia. Se quiser ir além, encontre uma atividade física que te faça bem...pode ser surfar, nadar, andar de bicicleta. Se mexer não se limita a ir a uma academia. Traga mais movimento pra sua vida!
SILÊNCIO
Vivemos numa sociedade de barulho constante. Os ruídos da vida moderna estão em todo lugar. Estamos a todo tempo conectados com a vida moderna e desconectados de si. Acordamos já pegamos o celular, dali é um caminho sem volta, e-mails, whatsapp, instagram...perdemos a hora, estamos sempre atrasados, na correria. É preciso parar, é preciso repensar nosso modo de viver, é preciso um momento de reflexão, de introspecção, de meditação e de re-conexão. Não, não precisa ser monge, silêncio não exige curso de meditação transcendental. É mais simples do que imagina e apesar de achar que não, você sabe o que fazer, afinal o silêncio vive em você. Interagir com a natureza, colocar os pés no chão, na areia, tomar um banho de cachoeira, um banho de mar. Parar por um momento, se observar...como estou me sentindo hoje? Abra seus olhos, se perceba, há vida correndo em você, se olhe no espelho e se veja, estabeleça uma rotina que não inclua correria...já percebeu que quando o dia começa mal geralmente ele termina mal? Então foque em começar o dia bem. Lembre-se nada pode ser mais importante que você, porque pros outros existirem tem que existir o eu!
Não deixe também de ouvir e seguir o nosso Podcast!
RETINOL - Saiba por que ele é o melhor Antiidade e Anti-rugas
O assunto de hoje é prevenção do envelhecimento da pele. E pra você que nunca ouviu falar, o Retinol é um ativo clássico na prevenção do envelhecimento que já vem sendo usado há décadas. Além disso, ele é o ativo mais estudado e com sua ação comprovada no rejuvenescimento da pele.
A medida que envelhecemos o processo de renovação da pele vai se tornando mais lento, com isso o a pele vai perdendo o viço, ficando mais grossa, com perda da firmeza e elasticidade, conferindo um aspecto envelhecido.
Derivado da Vitamina A, o Retinol faz parte da família dos retinóides e quando absorvido pela pele se transforma no ácido retinóico que age diretamente no DNA da célula estimulando a renovação celular. Essa renovação celular ocorre através da eliminação das camadas de células mortas que deixam a pele mais fina, lisa ajudando a clarear as manchas superficiais, e também da estimulação na produção de fibras de colágeno e elastina conferindo mais firmeza e densidade. Com isso temos uma pele mais lisa e uniforme, além de uma redução considerável na aparência de linhas e rugas de expressão.
O que muitas pessoas não sabem é que por sua ação queratolítica o retinol também é um importante aliado no tratamento da Acne. Por promover uma esfoliação com eliminação do excesso de células mortas, ele também desobstrui os poros auxiliando na redução das lesões de acne e cravos, além de ainda controla a oleosidade da pele.
AÇÃO E BENEFÍCIOS DO RETINOL
1. Acelerar a Eliminação de células mortas (Esfoliação)
- Melhora no viço e luminosidade
- Clareamento de manchas superficiais
- Controle da oleosidade
- Redução de cravos e espinhas
- redução dos poros
2. Aumentar a produção de colágeno e elastina
- Melhora na Elasticidade e firmeza da pele
- redução das linhas e rugas de expressão
COMO USAR
O retinol é indicado para peles maduras, porém pode ser usado por pessoas de todas as idades, inclusive àquelas que têm pele sensível. Os produtos contendo retinol apresentam várias concentrações, porém a concentração máxima permitida para uso doméstico é 0.3% (normalmente as formulações trazem algo em torno de 0.1%). Lembrando que quanto maior a concentração, maior a chance de efeitos colaterais.
A indicação de uso do retinol é em sua maioria noturna, mas por ser uma forma estável do ádico retinóico existem algumas formulações para uso diurno. O importante é você verificar a recomedação de uso da marca escolhida e SEMPRE fazer uso de um protetor solar com alto fator de proteção durante o dia.
REAÇÕES ADVERSAS POSSÍVEIS
O retinol é um ativo muito seguro e em sua maioria as peles o toleram muito bem não apresentando nenhuma reação. Porém, o uso do retinol pode apresentar alguns efeitos colaterais, principalmente no início. As principais reações são vermelhidão, descamação aparente, irritação e ressecamento excessivo da pele. Nesses casos, o recomendado é que o uso seja suspenso. E para evitar esse tipo de problema o ideal é que, principalmente no início se faça o uso alternado (dia sim, dia não), e pela manhã após lavar o rosto e retirar o produto, fazer uso de um bom hidratante (a base de ácido hialurônico, por exemplo), além de beber bastante água durante o dia.
QUANDO NÃO USAR O RETINOL
O uso do retinol não é indicado após a realização de procedimentos estéticos agressivos. Após tratamentos como peelings fortes, microagulhamento, lasers, o ideal é aguardar atotal recuperação da pele para então fazer uso do Retinol.
O retinol também está contraindicado no caso de gravidez e pessoas com hipersensibilidade ao ativo.
PRODUTOS QUE NÃO DEVEM SER USADOS JUNTAMENTE COM O RETINOL
Apesar de seus efeitos comprovados no tratamento da acne, o retinol não deve ser usado juntamente com produtos contendo AHA (Alpha Hidroxiácidos) ou o Beta hidroxiácido Ácido salicílico porque pode aumentar as chances de reações adversas na pele. Além disso, produtos contendo peróxido de benzoíla anulam os efeitos do retinol.
É isso! Agora que você já tem todas as informações necessárias, que tal incluir o Retinol na sua rotina de cuidados?!
ÁCIDO MANDÉLICO para clarear Melasma e manchas de Acne
O ácido mandélico é um alfa-hidroxiácido (AHA), ou seja, faz parte de um grupo de substâncias naturais encontrados em frutas e outros alimentos. Esse ácido é um derivado da hidrólise do extrato de amêndoas amargas e, por possuir maior peso molecular, é especialmente indicado para pessoas com peles sensíveis. Isso porque ele penetra de forma lenta, uniforme e gradual na pele sem causar irritação e descamação aparente. Age como esfoliante químico trazendo equilíbrio ao processo de renovação da pele . Pode ser usado com segurança em todos os tipos de pele, inclusive nas peles com fototipos mais altos.
PROPRIEDADES
Possui propriedades hidratantes, esfoliantes, antienvelhecimento (combater rugas e linhas de expressão), antiséptico e antibiótico.
INDICAÇÃO
Clarear manchas escuras da pele;
Hidratar profundamente a pele;
Combater cravos e espinhas, melhorando a uniformidade da pele;
Combater os sinais de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão;
Renovar as células porque elimina as células mortas;
Auxiliar no tratamento de estrias.
É indicado para tratamento e combate da Acne, clareamento de manchas (fotoenvelhecimento e hiperpigmentações) inclusive melasma, e peeling quando em concentrações mais altas (esse procedimento deve ser realizado por profissional habilitado).
MECANISMO DE AÇÃO
Acne: O ácido mandélico atua combatendo as bactérias Proprionibacterium acnes que são gram-positivas e anaeróbicas. Elas fazem parte da microbiota natural da pele, porém quando em desequilíbrio dão origem ao processo inflamatório da acne.
Melasma: O ácido mandélico atua na camada epidérmica da pele, bloqueando a síntese de melanina e promovendo uma eficaz remoção dos pigmentos favorecendo uma tonalidade uniforme. Por possuir moléculas de baixo peso molecular, sua absorção se dá de forma lenta e gradual, favorecendo o clareamento das manchas do melasma sem aumentar a resposta inflamatória evitando assim o temido efeito rebote.
COMO USAR
O Ácido mandélico pode ser usado em casa de forma segura nas concentrações de 2 a 10%.
Seu uso deve ser feito SOMENTE durante a noite. Após a limpeza da pele com sabonete de sua preferência, o ideal é aguardar a pele secar bem (cerca de 20 a 30 minutos) e fazer a aplicação de uma fina camada do produto. Não deve ser usado durante o dia, então, ao acordar você deve lavar bem o rosto, usar um hidratante facial específico ao seu tipo de pele e aplicar o protetor solar!
EFEITOS ADVERSOS
Não há registros de reações adversas. Porém, o ácido mandélico não deve ser usado por tempo prolongado porque pode causar o efeito rebote com o ressurgimento de manchas antigas e até novas manchas.
CONTRAINDICAÇÕES
Gestantes, lactantes, lesões de pele, alergia ao ácido mandélico, pele com queimadura solar, uso de isotretinoína (Roacutan), diabetes não controlada e herpes ativa contraindicam o uso do ácido mandélico.
DIY - Receita de Demaquilante Caseiro Natural
Olá, pessoal!
Hoje a dica é muito TOP! Vou compartilhar com vocês uma receita muito simples, super fácil de preparar de um demaquilante caseiro a base de óleo de coco. Testei a receita por um mês e simplesmente amei. Ela além de ser bem natural, retira com facilidade os resíduos de maquiagem (inclusive maquiagem à prova d'água) facilitando o processo de limpeza da pele sem agredir. Os ingredientes são fáceis de serem encontrados e são livres de química podendo ser usados inclusive pelas peles mais sensíveis! Não tem contraindicação e pode ser usado em peles oleosas e acneicas sem medo.
INGREDIENTES
170 ml de Soro fisiológico
20 ml de sabonete líquido neutro (qualquer um neutro para bebê)
10 ml de óleo de coco
PREPARO
Em um recipiente limpo (pode inclusive ser alguma embalagem de cosmético reaproveitada) acrescente os três ingredientes, agite um pouco para misturar e pronto! Seu demaquilante caseiro natural está pronto para ser usado. Sempre antes de aplicar no algodão, basta dar uma leve agitada no frasco pra misturar os ingredientes.
MELASMA - 3 erros que pioram suas manchas
Olá, pessoal!
O assunto de hoje é MELASMA. Há uns 5 anos eu venho sofrendo com essas malditas manchas e tenho experimentado de tudo na minha saga para manter as manchas claras e quase imperceptíveis. Durante todo esse tempo, vários testes, tentativas e erros, e muito estudo, aprendi bastante. Hoje nós vamos conversar um pouco sobre alguns erros graves, que as pessoas que sofrem com as temidas manchas de melasma, cometem. E na maioria das vezes, esses erros são cometidos por desconhecimento e falta de informação.
1. Pensar que as manchas vão desaparecer pra sempre
Esse erro é o erro mais comum! Infelizmente, melasma ainda não tem cura e você vai ter que cuidar das suas manchas pra sempre. Ainda não se sabe exatamente qual o mecanismo que desencadeia o surgimento das manchas escuras (hipercrômicas) características do melasma, mas se sabe que fatores como exposição solar, questões hormonais e herança genética estão fortemente envolvidas no processo. Isso significa que mesmo que você encontre aquele tratamento que funcione muito bem, no primeiro momento em que você interromper o uso do ativo clareador e se expor ao sol um pouco mais displicentemente , as manchas vão voltar. Então, seja cautelosa, evite exposição solar, use protetor solar e faça uso religiosamente do tratamento clareador de sua escolha.
2. Optar por tratamentos muito agressivos
Pois é, eu entendo o quanto essas manchas podem incomodar e afetar nossa autoestima, mas na busca desesperada pelo tratamento que vá trazer efeitos expressivos de clareamento, as pessoas acabam optando por tratamentos muito agressivos.
O melasma é causado por uma desordem do melanócito, célula que produz a melanina (pigmento responsável por proteger nossa pele do sol e também por dar cor a nossa pele). Essa desordem é caracterizada por uma inflamação desse melanócito fazendo com que a produção de melanina seja muito exacerbada e pontual, fazendo surgir a mancha escura.
Sendo assim, qualquer tratamento muito agressivo pra pele, seja ele peeling, laser, ácidos clareadores muito agressivos, pode produzir essa resposta inflamatória exacerbada do melanócito fazendo com que a mancha piore muito.
Por isso, temos muitas histórias do famoso efeito rebote das manchas do melasma, principalmente causado por uso agressivo de clareadores, que danificam exageradamente a pele, apresentam melhora significativa num primeiro momento, mas sensibilizam o melanócito que passa a produzir ainda mais melanina posteriormente, fazendo com que a mancha reapareça ainda mais escura e mais difícil de tratar.
Então, não cometa esse erro! O que funciona pra Melasma é um produto que clareie de forma sutil e gradual, sem agredir a pele. O resultado pode demorar mais tempo pra aparecer, mas eles serão duradouros.
3. Não dar continuidade ao tratamento de escolha
Outro erro muito comum, é as pessoas ficarem pulando de produto em produto, na tentativa de encontrar resultados mais rápidos. Infelizmente, por não termos um tratamento milagroso para o melasma, as opções que funcionam vão exigir muito tempo, persistência e comprometimento. Mas não, pessoal, não tem milagre! O que funciona é você usar diariamente e religiosamente o tratamento de escolha, os resultados podem demorar 3 meses, 6 meses ou até um ano. De nada adianta você trocar toda hora o produto porque assim você não dá tempo hábil do produto clareador fazer o seu efeito para que você visualize algum resultado.
Então, agora que você já possui essas informações, não cometa mais esses erros. Escolha um tratamento com a ajuda de um profissional e insista nele. Tenho certeza que o resultado será positivo! Desejo boa sorte no tratamento e estamos juntas! =)
DIY - Receita de Sabonete líquido para tratar Acne e Candidíase
O post de hoje é pra você que sofre com a acne e com a candidíase também. Vou passar uma receita de sabonete líquido, baseada nos princípios da aromaterapia, que você vai fazer em casa com ingredientes simples que não agridem sua pele e mucosas, além de terem resultados super eficientes. Essa receita é ideal para peles sensíveis com acne e também para pessoas que sofrem com episódios de candidíase de repetição.
RECEITA
A base do nosso sabonete será qualquer sabonete líquido neutro (pode ser qualquer um a base de glicerina, feito para bebês por exemplo).
A cada 100ml de sabonete líquido neutro da sua preferência, nós vamos acrescentar 10 gotas de óleo essencial de Tea Tree ou como chamamos no Brasil, óleo de Melaleuca (lembrando que estamos falando de Óleo essencial).
INDICAÇÃO
O Óleo de Melaleuca pode ser encontrado facilmente em lojas de produtos naturais e pra quem não conhece possui propriedades antissépticas, antifúngicas, parasiticidas, germicidas, antibacterianas e anti-inflamatórias. Seu preço varia de R$35,00 a R$45,00 o frasco de 10 ml (não se engane, um frasco de 10ml vai render muitas receitas porque usamos bem pouquinho).
Sua ação para acne está relacionada, principalmente, às características bactericida e antiinflamatórias, eliminando as bactérias causadoras da proliferação da acne (por exemplo, a Propionibacterium acnes) e tratando o processo inflamatório já instalado. E sua ação na candidíase está relacionado à característica antifúngica, eliminando os fungos causadores dessa inflamação conhecidos como Candida albicans.
MODO DE USAR
Para Acne, lavar o rosto duas vezes por dia, uma pela manhã e outra antes de se deitar.
Para Candidíase, lavar suas partes íntimas todos os dias durante o banho com a nossa receitinha.