Agora que você já sabe o que é e como funciona a aromaterapia, nós vamos falar sobre os principais pontos que você precisa prestar atenção na hora que você for comprar os seus óleos essenciais para garantir que eles sejam um produto de qualidade e verdadeiro.
Pois é, infelizmente, com a popularização do uso dos óleos essenciais surgiram também várias marcas que oferecem produtos de qualidade duvidosa. Os óleos essenciais possuem efeitos terapêuticos maravilhosos tanto para a saúde, estética quanto para o bem-estar em geral, mas todos esses benefícios só serão realmente aproveitados se o produto for puro, de boa procedência, extraído da forma correta. E digo isso, porque existem produtos no mercado que são vendidos como óleo essencial, mas podem estar diluídos em óleo mineral, ou até misturados com essência que são substâncias que simulam o aroma (o cheiro), porém além de não possuírem nenhum efeito terapêutico, ainda têm efeito tóxico no organismo.
Então, como saber se o produto que estou adquirindo é de qualidade e confiável?! Pra isso você precisa observar 5 pontos importantes na hora de fazer sua escolha. E nós vamos falar sobre eles agora...
Os óleos essenciais devem ser produtos 100% naturais e puros, ou seja, não devem possuir nenhum aditivo químico na sua composição. Por isso, o ideal é que a marca traga um selo de certificação garantindo a pureza do produto, como da IBD, por exemplo. certificação da IBD ou Ecocert Brasil, por exemplo. No processo de certificação é testada a composição, verificada a presença dos ingredientes naturais e até a linha de produção da empresa.
Preste atenção nas informações que devem estar contidas no rótulo. A empresa deve apresentar no frasco o nome científico da planta em que foi extraída o óleo essencial, assim como especificar a parte da planta que foi usada para extração (raiz, folha, fruto, flor, etc), o quimiotipo principal que indica para qual tratamento aquele óleo é mais indicado, e, em alguns casos, o local de procedência. Por exemplo, o óleo essencial de Alecrim: Rosmarinus officinalis, quimiotipo Cineol mais indicado para tratamentos do sistema respiratório (expectorante, antiviral) extraído na Tunísia.
Os óleos essenciais são fotossensíveis, ou seja, perdem suas propriedades se expostos à luz do ambiente ou luz solar. Por isso, eles devem ser armazenados em frascos de cor escura (azul, âmbar, verde) para que dificulte a entrada de luz e não haja perda ou alterações nas funções terapêuticas.
Óleos essenciais podem ser orgânicos, o que agrega ainda mais qualidade ao produto. Por isso, algumas empresas que possuem produtos orgânicos costumam apresentar certificação de qualidade e pureza, o que garante uma maior qualidade no processo de obtenção do mesmo e consequentemente maior qualidade do produto produzido.
E, a cereja do bolo, em se tratando de qualidade dos óleos essenciais está no laudo ou perfil cromatográfico. Pra quem não conhece, o laudo cromatográfico é como se fosse um raio X do óleo essencial, uma técnica de análise que verifica todos os quimiotipos (ou princípios ativos) que estão presentes naquele lote de óleo essencial que foi produzido. Através do laudo cromatográfico você consegue ter a listagem de todos os princípios ativos que estão presentes naquele óleo essencial e também suas concentrações exatas, o que garante os resultados esperados ao fazer uso dos óleos essenciais, principalmente quando a aromaterapia for usada de forma clinica para auxílio no tratamento de doenças, por exemplo.
Lembre-se sempre...para se ter sucesso no tratamento fazendo uso da aromaterapia é fundamental que você tenha a garantia da qualidade totalmente dependente da qualidade do óleo essencial que você vai adquirir. De nada adianta você gastar horas pesquisando qual o melhor óleo essencial para o seu caso, se na hora de comprar você optar por um óleo essencial sem qualidade que não possui propriedades terapêuticas e ainda pode te causar mal. Aqui no Brsil é possível encontrar excelentes marcas que produzem óleos essenciais de muita qualidade. Por isso, prestando atenção nesses 5 pontos, com certeza você estará adquirindo um óleo essencial de qualidade e poderá desfrutar de todos os benefícios que a aromaterapia tem pra te oferecer.
Se você gostou desse conteúdo, não deixe de curtir o vídeo. Sua opinião é muito importante pra nós. E nos vemos no próximo post! Tchau tchau =)