AUTOCONHECIMENTO

SOUND HEALING - O poder de cura através do som

Você já experimentou os efeitos calmantes da música em seu humor? Nesse caso, você já experimentou o poder do som de afetar seu corpo e sua mente. A cura pelo som leva esse conceito a um nível bem mais profundo, usando frequências sonoras e vibrações específicas para promover o bem-estar físico, emocional e espiritual.

"Imagine que todo o universo, tudo que nós conhecemos, é criado e sustentado por um som. Além disso, imagine que você é um ser composto de muitos tons. Sua forma, movimentos, desejos e motivações vêm de um concerto interior. Tudo que você sabe e sente é som. Seu concerto está em toda parte." - John Beaulieu (Livro: Human Tuning)

"Todo órgão, osso e tecido de seu corpo têm sua própria freqüência de ressonância. ​Juntos, formam uma freqüência composta, um harmônico que é sua freqüência vibratória pessoal" - GOLDMAN, 1994, p. 20

"Se você quiser descobrir os segredos do universo, pense em termos de energia, frequência e vibração." - Nikola Tesla

Mas, afinal, o que é Sound Healing?

A cura pelo som é a prática de usar ondas sonoras para melhorar a saúde e o bem-estar. Baseia-se na ideia de que as vibrações do som podem afetar os órgãos, sistemas de energia do corpo e promover a cura. Os praticantes de cura pelo som usam vários instrumentos, como singing bowls, gongos e diapasões, para produzir ondas sonoras que podem ser usadas para equilibrar os órgãos, centros de energia do corpo (os chakras), curar doenças e induzir um estado de relaxamento.

Como funciona o Sound Healing?

De acordo com os princípios da cura pelo som, tudo no universo vibra em uma frequência específica. Quando nossos corpos estão desequilibrados, pode ser devido a bloqueios de energia ou desequilíbrios em nossos centros de energia, também conhecidos como chakras. Os praticantes de sound healing acreditam que, usando frequências sonoras específicas, podem ajudar a desbloquear e equilibrar esses centros de energia, resultando em melhor bem-estar físico e emocional.

Além disso, qualquer tipo de frequência pode ajudar a aliviar a dor em geral e os problemas emocionais, além de melhorar sua mente. No entanto, alguns praticantes apontam para frequências específicas que podem direcionar e curar problemas específicos. Sendo assim, quando as seguintes frequências são tocadas, elas podem afetar esses órgãos, sistemas e doenças:

  • 586 Hz - Circulação sanguínea e órgãos sexuais

  • 492 Hz - Glândulas Adrenais e Tireóide

  • 330 Hz - Rim

  • 198 Hz - Fígado

  • 352 Hz - Bexiga

  • 281.6 Hz - Intestino delgado

  • 220 Hz - Pulmão

  • 176 Hz - Cólon

  • 330 Hz - Vesícula Biliar

  • 117.3 Hz - Pâncreas 

  • 110 Hz - Estômago

  • 492 Hz - Baço


FONTE: Shanti Bowls
https://www.shantibowl.com/blogs/blog/singing-bowl-tones-and-frequencies-complete-guide

A ciência por trás do Sound Healing

Embora o conceito de cura pelo som possa parecer místico, há evidências científicas para apoiar sua eficácia. Estudos demonstraram que as ondas sonoras podem afetar o cérebro e alterar as ondas cerebrais, levando a um estado de relaxamento. A cura pelo som também demonstrou regularizar as funções de órgãos doentes, danificar células cancerígenas, ajudar no tratamento de infecções, reduzir o estresse e a ansiedade, melhorar o sono e aumentar a sensação de paz e bem-estar.

Tipos de Técnicas de Sound Healing

Existem muitos tipos diferentes de técnicas de cura sonora que os praticantes usam. Algumas técnicas comuns incluem:

  • Terapia através de singing bowl: envolve o uso de singing bowls, que são tigelas metálicas que produzem um tom suave quando tocadas.

  • Banho de gongo: Um banho de gongo é uma sessão de cura sonora na qual o praticante toca vários gongos para criar uma experiência de som envolvente.

  • Terapia de diapasões: envolve o uso de diapasões, que são hastes de metal que produzem uma frequência específica quando tocadas, para equilibrar os órgãos e os chakras (centros de energia do corpo).

  • Vocal Toning: envolve o uso da voz para produzir sons e frequências específicos para promover a cura.

  • Percussão: envolve o uso de tambores ou outros instrumentos de percussão para produzir sons rítmicos que podem induzir um estado de relaxamento.

  • Frequências específicas: ouvir diariamente no som ambiente ou através de fones de ouvido as frequências específicas de cura e restauração dos chakras e órgãos.


OBS.: alguns sites e canais de youtube oferecem materiais sensacionais com as frequências mais variadas para curas e restabelecimento da saúde física e mental

https://www.youtube.com/@AltasFrequencias
https://www.gaia.com/topic/sound-healing

Benefícios do Sound Healing

Existem muitos benefícios potenciais para a cura pelo som, incluindo:

  •     Redução do estresse e a ansiedade;

  •     Melhora do sono;

  •     Aumento da sensação de paz e bem-estar;

  •     Fortalecimento do sistema imunológico;

  •     Alívio da dor;

  •     Promoção de relaxamento profundo.


Embora a cura pelo som seja considerada uma terapia complementar, ela não substitui o tratamento médico e não deve ser usada como tal. Se você estiver interessado em usar as técnicas de sound healing, é importante falar com um terapeuta holístico e encontrar um profissional treinado.

Espero que vocês tenham gostado do conteúdo! Mandem mensagens se tiverem alguma dúvida.

LEI DA ATRAÇÃO - Aprenda a conquistar a vida que você deseja

Provavelmente você já ouviu a frase: Você cria sua realidade! E sim, essa frase é verdadeira. Mas será que você realmente  compreende o que isso quer dizer e como se dá esse processo?!

O post de hoje é para te lembrar que você pode ser, fazer e ter o que você quiser. E que a sua experiência nessa vida se resume a evoluir e conquistar todos  os desejos do seu coração. Então, está na hora de abandonar qualquer ideia que esteja neste momento te impedindo de exercer esse seu poder...o poder de conquistar a vida que você sempre quis!
 
Todos os seres humanos estão criando nesse momento suas realidades, alguns de forma consciente, mas infelizmente a grande maioria o está fazendo de forma inconsciente. Vivendo seus dias no automático, acordam na correria, vão para seus trabalhos, retornam pra suas casas, assistem tv, usam o celular e dormem pra começar tudo mais uma vez. Passam os dias, as semanas, os meses, os anos... e sequer param para perceber OS PRÓPRIOS SENTIMENTOS, talvez para não despertar e serem obrigados a  enxergar que estão simplesmente passando pela vida e não estão de fato VIVENDO.  Mas hoje eu preciso te contar um segredo, um segredo que pode TRANSFORMAR sua vida: O nosso mundo exterior, nada mais é que um reflexo do nosso mundo interior! Eu vou repetir: o nosso mundo exterior é simplesmente um reflexo do nosso mundo interior! E nós irradiamos aquilo que somos através de vibração, porque a nossa linguagem não material é a vibração.
 
A base do universo é o bem-estar! Nós seres humanos fomos criados para uma vida de bem-estar. Você veio a este mundo para viver sua plena forma física e usar a sua criatividade para ter a vida que desejar. E como a linguagem do universo é a vibração, eu te digo que você ainda não vive a vida que deseja porque você não está vibrando na frequência da vida que você deseja. Nossa forma de criar a realidade é através dos pensamentos. Todos os pensamentos que passam pela nossa cabeça diariamente geram um sentimento, e todos os sentimentos emitem uma vibração. Nós temos os sentimentos ruins que são de baixa vibração e os sentimentos bons que são de alta vibração.
 Pare um pouco e reflita: quais os sentimentos que têm sido predominantes na sua vida?! São sentimentos de tensão, medo, tristeza, apatia, culpa, preguiça, vergonha, frustração, raiva, tédio? Se você respondeu que sim, você precisa o quanto antes renunciar a esses sentimentos e substituí-los por sentimentos como amor, paz, alegria, gratidão, felicidade e esperança.  Sabe por que? Porque esse sentimentos são os impulsionadores das suas ações, e se você age na base de sentimentos ruins, o resultado será muito aquém do seu potencial.
 
Para ser próspero você precisa viver sentimentos que vibrem prosperidade. Ou seja, você precisa elevar a frequência dos seus sentimentos. Uma vida próspera depende diretamente da sua frequência vibracional! O fluxo de bem estar do universo está passando ao seu lado nesse momento, tudo que você precisa fazer é simplesmente permitir que esse sentimento de bem-estar flua através de você! Sinta esse bem-estar...seja grato pela sua vida, seja grato por essa oportunidade que lhe foi dada.  Pare de viver no automático!
 
Comece a perceber os seus sentimentos, porque quando você estiver ciente dos seus sentimentos você poderá criar a sua própria realidade de forma intencional. Não se engane...não existe acaso. A vida que você está vivendo neste momento foi construída com base nos pensamentos e sentimentos que predominaram em você desde o seu nascimento até aqui. Mas a vida que você vai viver amanhã pode ser diferente! Está nas suas mãos a vida que você vai construir daqui pra frente. Por isso, escolha melhor os seus sentimentos...mude a forma como você encara a vida e veja a vida mudar diante dos seus olhos!
 
Você não é a vítima!
O primeiro passo para conquistar a vida que deseja é admitir que se você cria a sua realidade a vida que você tem hoje foi criação exclusivamente sua.  Você não está onde está por causa do governo, ou por causa da sua família, ou por alguma experiência traumática, e sim, pela forma como você escolheu se sentir diante de todas as experiências que cruzaram seu caminho até aqui e esses sentimentos influenciaram em TODAS as decisões que você tomou até aqui e o resultado [e a vida que voc. Você não é a vítima...quando o assunto é a sua vida...você é o autor!

Lembre-se sempre:

Pensamento gera sentimento que gera ação que gera resultado
– Aquilo que você pensa na maior parte do tempo irá definir a forma como você se sente na maior parte do tempo. Esses sentimentos por sua vez te motivarão a agir e essas ações trarão os seus resultados. Por isso...cuide dos seus pensamentos porque são eles que ditam a direção que sua vida irá tomar.

Semelhante atrai semelhante – Para atrair o que você deseja, você precisa se sentir da mesma forma que se sentiria como se já tivesse o que você deseja. Por isso, procure encarar a vida de forma mais otimista. Preencha os seus dias com sentimentos bons e inevitavelmente sua vida se encherá de coisas boas! Faça um teste. Comece seus dias com o caderninho da gratidão. Ao acordar, separe alguns minutos para anotar 5 motivos pelos quais você é grato! Comece o seu dia, se enchendo de gratidão! Mais um dia para realizar seus sonhos, mais um dia mais perto da vida que você deseja!

Aquilo que você foca cresce – Então, dê atenção ao que você deseja e não ao que você não quer. Foque na vida que você deseja e não no fato de ainda não tê-la. Faça de conta que a vida dos seus sonhos já está aqui. Aos poucos você perceberá a vida se desenrolando de forma que você conquiste os seus sonhos nos mínimos detalhes.

E, por último, saiba que você nunca vai chegar ao final da caminhada, por isso aproveite a jornada – A cada objetivo conquistado um novo desejo começará a nascer. E essa é a graça da vida! Por isso, aceite que os desejos nunca deixarão de fluir, e cada novo desejo traz consigo o potencial de realização. Isso é viver!

Agora mãos à obra! As ferramentas estão aí  a sua disposição. Viva de forma consciente sempre atento a seus pensamentos e sentimentos. Porque o seu amanhã está sendo construído AGORA!

5 Hábitos para uma vida mais feliz

A maneira como pensamos é incrivelmente poderosa...ela pode tanto nos colocar pra cima como também nos colocar pra baixo. Nosso mindset afeta a maneira como pensamos sobre todas as coisas. E porque nós quase sempre estamos completamente alheios à qualidade de nossos pensamentos, eles podem acabar assumindo qualidades negativas ou autodestrutivas. Nesse post, nós vamos conversar sobre 5 diferentes atitudes que você pode adotar a partir de hoje para fazer com que sua mente se torne um lugar muito mais saudável para estar.
 
Primeiro passo...

  1. Aprenda a aproveitar a jornada

No trabalho e na vida nós sempre falamos sobre a importância de ter uma mentalidade orientada a resultados. Essa é uma mentalidade que prioriza termos um objetivo ou ter mos pelo menos um senso de direção...claro que isso é importante, mas é uma maneira muito habitual de pensar que traz consigo um custo que com frequência significa renunciar as suas necessidades do presente com o objetivo de satisfazer as suas necessidades do futuro. E quando tudo que nós fazemos passa ter um foco a um determinado resultado no futuro, acaba dando a sensação de que a nossa existência parece puramente funcional.
Tem uma frase muito legal do Robert Holden, um psicólogo,que diz o seguinte:

“Beware of destination addiction...until you give up the idea that happiness is somewhere else, it will never be where you are”

“Cuidado com o vício no destino...até que você desista da ideia que a felicidade está em outro lugar, esse lugar nunca será onde você está.”

Apesar da sensação de conquistar nossos objetivos ser uma sensação única e maravilhosa...ela é uma sensação que dura muito pouco quando comparado ao tempo que na maioria das vezes demoramos pra chegar até lá. Bem..Digamos que a vida fosse uma trilha até o pico da montanha. Nós demoramos 99% do tempo percorrendo o caminho até chegar ao topo e apesar da vista ser maravilhosa quando chegamos lá em cima, nós só aproveitamos esse momento por 1% do tempo. E na maioria das vezes, você vai chegar lá em cima tão cansado da subida que mal vai conseguir aproveitar o breve momento de estar no topo. Então, eu te pergunto: por que aproveitar somente o 1% se nós temos também a oportunidade de aproveitar toda a jornada dos 99%? Isso significaria substituir uma mentalidade focada somente nos resultados para uma mentalidade com foco no processo. E a pergunta que devemos nos fazer todos os dias é: Como eu posso aproveitar da melhor maneira possível o tempo que vou levar até chegar ao meu resultado? E com essa pergunta simples nós nos damos a oportunidade diariamente de reduzir o ritmo nos permitindo aproveitar a jornada!
 
        2. Assuma o controle dos seus sentimentos
Vamos pensar que você está tendo um dia ruim e sua amiga ou amigo te pergunta o que está havendo. Nós sempre tendemos a dizer que a nossa frustração ou infelicidade é um resultado das circunstâncias que nós estamos vivenciando naquele dia ou naquela fase. Ahhh eu estou tendo um dia ruim porque eu acordei atrasada, perdi o ônibus, está chovendo e pra completar esqueci de pegar meu guarda-chuva. Quase nunca nós tentamos refletir que na verdade nossos padrões de pensamentos e ações podem estar nos levando aquelas circunstâncias ou situações. Pensa comigo você decidiu ficar acordada na noite anterior até tarde assistindo aquela série nova, acabou dormindo demais, perdeu a hora e acordou atrasada, por isso já ficou irritada logo de manhã, teve que fazer tudo correndo e na pressa esqueceu o guarda-chuva. Pensa comigo... na vida a gente não tem muito controle sobre as coisas que acontecem ao nosso redor no nosso dia a dia, mas nós podemos mudar a forma como reagimos aos acontecimentos e assim nós podemos mudar os resultados. Já pensou nisso? Por exemplo, você está caminhando na rua e vê uma conhecida passando do outro lado, você olha pra ela e a cumprimenta, mas percebe que por algum motivo ela não te respondeu. Você pode reagir de duas formas se chatear e começar a pensar que ela te ignorou, que ela foi sem educação, que nunca mais você irá falar com ela, e ficar triste por isso ou...você pode simplesmente pensar: provavelmente ela estava distraída e não me viu. E assim, seguir seu caminho. Então, lembre que você não pode controlar as atitudes dos outros ou todos os acontecimentos da sua vida, mas você pode sim controlar a forma que reage a eles, e isso vai mudar seu dia, e os dias melhores têm poder pra transformar sua vida. Nossas percepções definem como nos sentimos, e os nossos sentimentos criam nossa realidade.
 
      3. Reformule sua forma de pensar
Vamos fazer um exercício aqui...tente lembrar as palavras que você mais pensa e diz a si mesmo diariamente? Elas são palavras positivas ou negativas? São palavras do tipo: estressada, sobrecarregada, frustrada, irritada, estúpida, medo, chateada, ansiosa, infeliz, impossível, triste? Ou são palavras como: amor, alegre, divertido, confiante, gratidão, animada, obrigado, esperança, maravilhoso, orgulho, possível, feliz? Se você é uma pessoa que interage muito com outras pessoas no seu dia a dia, talvez seja normal você fazer uso de palavras do primeiro grupo, porque é natural do ser humano querer compartilhar com os outros suas dificuldades e frustrações afim de desabafar e até mesmo buscar soluções com a ajuda do outro. Porém, o uso dessas palavras no nosso dia a dia tanto em conversas como em pensamentos deve acontecer com muita consciencia, porque elas podem ter um impacto profundo em como nós vemos a nós mesmos e a nossa realidade. E mesmo quando naõ estamos conversando com outras pessoas, passamos a usar essas palavras em nossos diálogos internos e com isso passamos a limitar todo o nosso potencial emocional de sentir alegria e bem-estar. Uma maneira de sair desse ciclo desvirtuoso é reformulando nossa forma de pensar. Por exemplo, em vez de você dizer ou pensar: eu estou com medo de não conseguir terminar esse trabalho no prazo...você diria: Eu espero que eu termine esse trabalho dentro do prazo. Dê um pouco de atenção e reformule as palavras e pensamentos, focando em usar mais as palavras que fazem parte da forma otimista de encarar a vida.
 
       4. Não se compare!
Atualmente com o uso das redes sociais cada vez mais presente no nosso cotidiano, é comum vez ou outra nos pegarmos fazendo comparações com a vida alheia. Todos nós sabemos que nos compararmos aos outros não é um hábito saudável, por isso é importante controlar o tempo que nos expomos às redes e até mesmo deixar de seguir pessoas ou páginas que despertem essa sensação desagradável de comparação. Mas, nós também sabemos que é do ser humano esse hábito de se comparar aos outros e que se isolar do mundo não vai resolver o problema. Então, uma forma interessante de lidar com essa situação é mudar  perspectiva. Primeiro é importante estar atento aos seus pensamentos, porque mais grave do que se comparar aos outros é se comparar e nem perceber que o está fazendo. Porque quando vc não tem noção que está se comparando, você começa com uma tendência autodestrutiva de duvidar de si mesmo dando a oportunidade para que medos irracionais se instalem na sua mente. É necessário entender que o que nós estamos vendo ali nas redes sociais é um recorte da realidade do outro, nós vemos as conquistas, mas na maioria das vezes não acompanhamos os fracassos, e todo o esforço e trabalho que levou pra aquela pessoa chegar até ali. Lembre-se que na maioria das vezes as pessoas escolhem compartilhar os momentos felizes, o melhor ângulo de suas vidas, mas que essas pessoas também têm seis momentos de erros, falhas, dificuldade e tristeza. As redes sociais nos deram a ilusão que todos estão sempre lindos, felizes e tendo uma vida de sucesso...o que é uma ilusão. Lembre sempre...o que se vê nas redes sociais são recortes das vidas das pessoas, as partes boas e felizes que elas decidem compartilhar. Porque é do ser humano não querer expor suas fragilidades e fraquezas. Uma maneira saudável de reagir às comparações seria decidir olhar o recorte do outro com admiração e usar como inspiração tornando assim o nosso espaço mental um lugar melhor para se estar.
 
         5. Faça uma higiene emocional
Todos os dias nós temos todo um cuidado com nosso corpo, não é mesmo? Diariamente nós tomamos banho, nos alimentamos, escovamos os dentes, nos exercitamos...tudo em busca de ter uma vida mais saudável. Mas você já reparou que quase nunca nós temos esse mesmo cuidado com as nossas emoções? Dificilmente nós prestamos atenção as nossas emoções e sentimentos. Atualmente já existe na medicina uma área com foco no chamado Sistema Psico-Imuno-neuro-endócrino que é responsável por estudar o impacto dos nossos pensamentos e emoções sobre o sistema endócrino e imunológico. E já temos estudos comprovando que uma mente positiva e feliz proporciona um ambiente de saúde no nosso corpo com regulação do sistema hormonal e fortalecimento do sistema imunológico, enquanto que uma mente negativa e triste é capaz de causar desordens hormonais e enfraquecer nosso sistema imune tornando o corpo mais propício ao surgimento de doenças. Por isso, é muito importante que nós tenhamos consciência das nossas emoções. Se estamos passando por algum dificuldade, não podemos simplesmente varrer essas emoções negativas pra debaixo do tapete porque emoções não digeridas se transformam em desequilíbrios e desequilíbrios dão origem a doenças tanto no corpo físico como na mente. Por isso, se você está se sentido sobrecarregado, ansioso, triste ou estressado...procure sempre estar consciente das suas emoções. Tente verbalizar seus sentimentos, escrever em um diário, entender a origem daqueles sentimentos, converse com alguém, um amigo  sobre como você está se sentindo, e se possível, busque ajuda profissional. Silenciar suas emoções pode colocar em risco sua saúde. O importante é não ignorar seus sentimentos porque as emoções impactam diretamente no seu corpo e quando essas emoções são negativas elas têm ligação direta com a origem de várias doenças. Além disso, as emoções são as principais responsáveis pela forma que você decide conduzir a sua vida. Lembre-se sempre...suas emoções vão interferir na forma que você enxerga o mundo, e a forma que você enxerga o mundo molda a sua realidade.
 
Espero que você tenha gostado do nosso conteúdo. Se sim, deixe o seu like e compartilhe para nos ajudar a divulgar! 

Gratidão!